Fale Conosco

Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

A Rede Amazônica de Clínica de Direitos Humanos e da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília promoverão o I Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas no Brasil e no VIII Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos.

Os eventos ocorrerão de 06 à 08 de junho de 2017 na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Distrito Federal e são financiados pela Fundação Ford e pelo Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com a presença confirmada de especialistas internacionais na área, como a Profa. Dra. Deena Hurwitz, consultora em direitos humanos e educação clínica (EUA) e o Prof. Ariel Dulitzky da Universidade do Texas (EUA), ambos, o Fórum e o Encontro têm por objetivo promover a educação clínica jurídica no Brasil, os seus desafios, a institucionalização no contexto legal, bem como o aprimoramento na metodologia clínica.

Durante os eventos, poderão se inscrever para o Workshop do dia 07.06, professores que atuem em Clínicas Jurídicas, Núcleos de Práticas, Escritórios Modelos e demais organismos universitários que desenvolvam educação clínica.

 

As inscrições para o Fórum e o Encontro podem ser feitas por esse link até o dia 26 de maio de 2017.

Inscrições aqui

Programação do evento aqui

 

No dia 26 de abril, a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA), em parceria com a organização não governamental Conectas Direitos Humanos, promoveu a Simulação de Revisão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), realizada no Auditório dos Conselhos Superiores da UFPA.

A atividade contou com a participação de 15 estudantes da Faculdade de Direito da UFPA, os quais foram selecionados para representar individualmente o Estado brasileiro, a organização Conectas e outros 13 países, a saber: EUA, Vaticano, China, Argentina, México, Dinamarca, Indonésia, Palestina, França, Espanha, África do Sul, Nigéria e Austrália.

No âmbito da CIDHA, o evento obteve a participação de integrantes do Projeto de Extensão Proteção Internacional dos Direitos Humanos (PIDH), coordenado pela Prof. Dra. Cristina Terezo, dentre eles, os discentes do PPGD/UFPA, Isabela Feijó e Laércio Dias, os quais atuaram como Avaliadores dos participantes, junto com a estudante Ana Caroline Monteiro, responsável pela Organização do evento, na qualidade de voluntária da Conectas, contando com o apoio das também integrantes do Projeto PIDH: Maria Eduarda Fonseca, Raysa Alves e Ana Carolina Cazetta.

Os discentes promoveram uma Simulação de alto nível, contemplando temas relevantes na política externa atual e uma análise crítica da situação dos Direitos Humanos no Brasil, a partir do mecanismo de revisão do país, desenvolvido no âmbito do Conselho de Direitos Humanos da ONU. As discentes Beatriz Caluff, Rafaela Bacelar, Vytória Avelar e Letícia Vieira, receberam Certificados de Menção Honrosa, pelas performances de destaque.

Esta foi a primeira vez que uma Simulação do mecanismo de Revisão Periódica Universal da ONU foi realizada na UFPA, o que demonstra a importância da iniciativa da Conectas e da CIDHA, em promover tal atividade e estimular a participação estudantil na defesa dos Direitos Humanos.

 

Leia mais...

 

No último dia 28/04, a Profa Dra Valena Jacob participou de uma reunião de trabalho na Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da Universidade Do Estado Do Amazonas (UEA), representando a Clínica de Direitos Humanos da Amazônia.
A reunião objetivou realizar uma troca de experiência entre as clínicas com a recente atuação da CIDHA no Amicus Curiae do caso da Fazenda Brasil Verde que tramitou na Corte IDh. Após a reunião, a professora proferiu a Conferência: Trabalho Escravo Contemporâneo: A sentença da Corte IDh no caso Fazenda Brasil Verde no auditório da Escola Superior da Advocacia da OAB/AM.

 

Leia mais...

 

No dia 02/05/2017, a Profa. Dra Lise Tupiassu foi designada pelo Diretor Geral do ICJ para assumir a Coordenação da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia. Integram a Clínica de Direitos Humanos, os professores do PPGD: Girolamo Treccani, José Heder Benatti, Cristina Terezo, Luly Fischer e Valena Jacob.

Leia mais...

 

 

Calendário de Eventos

Setembro 2017 Outubro 2017
Do Se Te Qu Qu Se
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30