A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará foi premiada mais uma vez, em Competição Internacional.

A 19ª Competição Interamericana de Direitos Humanos promovida pela American University, Washington College of Law, reuniu 98 universidades do mundo inteiro, com destaque para a participação recorde de universidades brasileiras, contando também com universidades da Ásia, Europa, África e Américas, entre os dias 18 e 23 de maio de 2014, na cidade de Washington-DC, Estados Unidos da América.

A Competição tem por finalidade instruir acadêmicos de Direito no uso do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos como um meio legítimo para a promoção e a proteção dos Direitos Humanos. Nestes últimos 18 anos de Competição, a organização do evento capacitou mais de 2100 estudantes e participantes de mais de 252 universidades e 39 países e inspirou a criação de cursos e clínicas baseados no Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

A UFPA, representada por discentes da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, Manoel Maurício Ramos Neto e Ana Carla da Silva Gonçalves, sob orientação da discente da graduação em Direito, Isabela Feijó, integrante da Clínica e ex participante da Competição, e direcionados pela Professora Doutora Cristina Terezo, mais uma vez participou de forma brilhante no evento, o qual teve como temática “Pessoas com Deficiências e Direito Internacional dos Direitos Humanos”.

Na 19ª Edição, o discente da Faculdade de Direito, Maurício Ramos Neto, recebeu o prêmio de “Melhor Orador Representante das Vítimas” da Competição, na categoria português.

É a 3ª vez que a UFPA participa dessa importante Competição e vem colecionando prêmios como Melhor Equipe Estreante (2012) e Melhor Oradora em Português (2013) e Melhor Orador em Português (2014).

 

 

A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia marcou presença no VIII Encontro da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação - ANDHEP, realizado nos dias 28 a 30 de abril de 2014, na Faculdade de Direito da USP em São Paulo.
A doutoranda, Valena Jacob Chaves Mesquita que é discente integrante da Clínica teve seu trabalho aprovado no evento e garantiu nossa participação através da comunicação oral do paper: "A Clínica de Direitos Humanos da Amazônia e sua atuação na construção do saber jurídico" no 2º Grupo de Trabalho intitulado de Clínica de Direitos Humanos. O paper ainda será publicado em meio eletrônico no site da ANDHEP. Segundo a discente, "a participação no evento foi muito importante para conhecer a realidade brasileira no que diz respeito a educação jurídica por meio das clínicas de direitos humanos, visto que ainda são poucas as Instituições de Ensino Superior que possuem em sua estrutura pedagógica, as clínicas jurídicas como um espaço de ensino, pesquisa e extensão em prática de direitos humanos, além de ter sido muito válido mostrar a atuação de nossa Clínica para servir de estímulo para os demais cursos jurídicos do país."

 

 

 

Os bolsistas da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia desenvolverão uma oficina na II Semana Acadêmica do Curso de Direito da Universidade Federal do Pará.

Na semana da consciência negra, a oficina abordará a temática quilombola, discutindo e debatendo um caso concreto da Comissão Interamericana de Direitos Humanos envolvendo o Brasil.

Data: 22/11/2012

Horário: 8:30hs

Local: UFPA, campus profissional, bloco K.

 

Os bolsistas Dienny Estefhani Magalhães Barbosa Riker e Vitor Silva de Moraes conquistaram o segundo lugar na etapa oral do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2012, promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

O Concurso tem como objetivo difundir o funcionamento do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, mediante a simulação de uma audiência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com base em um caso hipotético, que,  este ano, tratou sobre Direitos Indígenas.

O Concurso, sediado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro, ocorreu no período de 14 a 16 de março. O evento constitui etapa preparatória para a competição internacional congênere, que será realizada em Washington, pela American University, nos Estados Unidos.

Boa sorte aos bolsistas em Washington!

 

Apresentação de trabalho na modalidade poster no II Colóquio Internacional de Direitos promovido pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio da Janeiro entre os dias 08 a 10 de junho de 2011.

O presente trabalho é resultado das atividades desenvolvidas pelos discentes, Dienny Estefhani Magalhães Barbosa Riker e Vitor Silva de Moraes, do estudo da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre os direitos das crianças.

 

 

 

Leia o artigo

 

Elaborada por Luciana Monteiro e Wânia Grangeiro (Clínica de Direitos Humanos), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos - SDDH e Movimento Xingu Vivo para Sempre e Article 19 para possibilitar informação e conhecimento às comunidades atingidas sobre os direitos violados e os garantidos no ordenamento jurídico, a partir das experiências de outras hidrelétricas e do procedimento de Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte.

 

 

 

 

Visualize a Cartilha

 

Calendário de Eventos

Novembro 2017 Dezembro 2017
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30